terça-feira, 27 de dezembro de 2011

João Paulo II e um Mendigo

Um sacerdote norte americano da diocese de Nova York se dispunha a rezar em uma das paróquias Roma quando, ao entrar, se encontrou com um mendigo. Depois de observá-lo durante um momento, o sacerdote se deu conta de que conhecia aquele homem. Era um companheiro do seminário, ordenado sacerdote no mesmo dia que ele. Agora mendigava pelas ruas.

O padre, depois de identificar-se e cumprimentá-lo, escutou dos lábios do mendigo como tinha perdido sua fé e sua vocação. Ficou profundamente estremecido. No dia seguinte o sacerdote vindo de Nova York tinha a oportunidade de assistir à Missa privada do Papa e poderia cumprimentá-lo no final da celebração, como é de costume. 

Ao chegar sua vez sentiu o impulso de ajoelhar-se frente ao Santo Padre e pedir que rezasse por seu antigo companheiro de seminário, e descreveu brevemente a situação ao Papa.

Um dia depois recebeu o convite do Vaticano para cear com o Papa, e que levasse consigo o mendigo da paróquia. O sacerdote voltou à paróquia e comentou a seu amigo o desejo do Papa. Uma vez convencido o mendigo, o levou a seu lugar de hospedagem, ofereceu-lhe roupa e a oportunidade de assear-se.

O Pontífice, depois da ceia, indicou ao sacerdote que os deixasse a sós, e pediu ao mendigo que escutasse sua confissão. O homem, impressionado, respondeu-lhes que já não era sacerdote, ao que o Papa respondeu:"uma vez sacerdote, sacerdote para sempre". "Mas estou fora de minhas faculdades de presbítero", insistiu o mendigo. "Eu sou o Bispo de Roma, posso me encarregar disso", disse o Papa.

O homem escutou a confissão do Santo Padre e pediu-lhe que por sua vez escutasse sua própria confissão. Depois dela chorou amargamente. Ao final João Paulo II lhe perguntou em que paróquia tinha estado mendigando, e o designou assistente do pároco da mesma, e encarregado da atenção aos mendigos.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Oração

“Não procure palavras, como se pudesse explicar aquilo com que Deus se deleita. Canta na jubilação. É isto cantar bem para Deus, cantar na jubilação. O que é cantar no júbilo? Escuta, não se pode expressar por palavras aquilo que se canta no coração. De fato, aqueles que cantam seja na ceifa, seja na vinha, seja em qualquer outro trabalho cheio de ardor, começam com palavras de cantigas a exultar com alegria; depois, a alegria é tanta que já não podem dizê-la, então abandonam as sílabas das palavras e deixam-se levar pelo som do júbilo. Júbilo é um som a significar que do coração brota algo impossível de se expressar.”


Santo Agostinho

Santos cautelosos em seus olhares

(São Francisco de Sales)

"São Francisco de Sales dizia: "Quem não quiser que o inimigo penetre na fortaleza, deve conservar as portas fechadas". Por essa razão foram os Santos tão cautelosos em seus olhares. Por temor de enxergarem inesperadamente qualquer objeto perigoso, conservavam os olhos quase sempre baixos, e se abstinham de olhar coisas inteiramente inocentes." 


Santo Afonso Maria de Ligório

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tomai, Senhor, e recebei

"Tomai, Senhor, e recebei
Toda a minha liberdade, a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade
Tudo o que tenho e possuo, vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo

Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.

Dai-me somente, o vosso amor, vossa graça
Isto me basta, nada mais quero pedir."


Santo Inácio de Loyola   

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Movimentos e Novas Comunidades...Vós sois esta resposta providencial.

"No nosso mundo, com frequência dominado por uma cultura secularizada que fomenta e difunde modelos de vida sem Deus, a fé de muitos é posta à dura prova e, não raro, é sufocada e extinta. Percebe-se, então, com urgência a necessidade de um anúncio forte e de uma sólida e aprofundada formação cristã. Como é grande, hoje, a necessidade de personalidades cristãs amadurecidas, conscientes da própria identidade batismal, da própria vocação e missão na Igreja e no mundo! E eis, então, os movimentos e as novas comunidades eclesias: eles são a resposta, suscitada pelo Espírito Santo, a este dramático desafio do final de milênio. Vós sois esta resposta providencial...
Nos movimentos e novas comunidades aprendestes que a fé não é questão abstrata, nem vago sentimento religioso, mas vida nova em Cristo, suscitada pelo Espírito Santo."

                                           João Paulo II

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Por Tua Igreja

"Ó Amor, Amor, esgota toda a minha substância para tua glória; que ela se destile gota a gota por Tua Igreja."


                            Beata Elisabete da Trindade

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Presente

"Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela nosso presente a Ele."


Dom Bosco

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Por que eu choro?

"Meu irmão, o meu Senhor está na Cruz e me perguntas por que eu choro?

O Amor não é amado!"
(São Francisco de Assis)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os pobres

"Os pobres que buscamos podem morar perto ou longe de nós. Podem ser material ou espiritualmente pobres. Podem estas famintos de pão ou de amizade. Podem precisar de roupas ou do senso de riqueza que o amor de Deus representa para eles. Podem precisar do abrigo de uma casa feita de tijolos e cimento ou da confiança de possuírem um lugar em nossos corações." 

Madre Teresa de Calcutá


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Voltar o olhar à Mãe de Deus

"Que possamos voltar o olhar à Mãe de Deus, Maria, nas bodas de Caná. O seu olhar silencioso e perscrutador observa tudo e repara onde falta alguma coisa. E antes que alguém perceba e ocorra algum embaraço, ela já prestou a sua ajuda. Encontra meios e modos, dá as indicações necessárias, e isso tudo em silêncio, sem deixar perceber nada. 


Maria, hoje permaneci contigo sob a cruz e jamais sentira tão claramente que foi sob a cruz que te tornaste nossa Mãe. Como a fidelidade de uma mãe da terra não escutaria solícita a última vontade do filho?”.

Santa Teresa Benedita da Cruz

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O que é a perfeita alegria - São Francisco


Um dia, enquanto São Francisco caminhava com Frei Leão, vindo de Perusa para Santa Maria dos Anjos, durante um rigorosíssimo inverno, Francisco o chamou, pois o seu companheiro andava mais a frente e lhe disse:

“Irmão Leão, ainda que o frade menor desse o maior exemplo de santidade e de boa edificação, em toda a terra, escreve que nisso não está a perfeita alegria”. E andando mais um pouco torna a o chamar:

“Ó Irmão Leão, ainda que o frade menor curasse os cegos, os paralíticos, os surdos, os coxos, os mudos e mesmo ressuscitasse mortos de quatro dias, escreve que nisso não está a perfeita alegria”. Andando mais um pouco, Francisco grita com força: “Ó Irmão Leão, se o frade menor soubesse todas as línguas do mundo, todas as ciências, escrituras e profetizasse e revelasse as coisas futuras, os segredos das consciências, escreve que nisso não está a perfeita alegria”.

Indo mais adiante, São Francisco o chama novamente com força:”Ó Irmão Leão, ovelhinha de Deus, mesmo que o frade menor falasse a língua dos anjos e soubesse tudo sobre as estrelas e sobre as ervas e lhe fossem revelados todos os segredos da terra, dos pássaros, dos peixes, de todos os animais, homens, árvores, pedras, raízes e águas, escreve que nisso não está a perfeita alegria”.

E caminhando mais um pouco torna a o chamar em alta voz:”Ó Irmão Leão, ainda que o frade menor soubesse pregar como ninguém e convertesse todos os infiéis da terra, escreve que nisso não está a perfeita alegria”.

Francisco continuou falando assim durante duas milhas. Então, Frei Leão, bastante admirado, perguntou-lhe: “Pai, peço-te por amor de Deus que me digas onde está a perfeita alegria”.

Então, o santo respondeu: “Quando nós chegarmos ao convento de Santa Maria dos Anjos, totalmente molhados, tremendo de frio por causa da neve, cheios de lama e de fome e batermos na porta e o irmão-porteiro nos disser: “Quem são vocês?” E nós lhe dissermos que somos dois de seus irmãos, mas ele irritado falar: “Não são não! Vocês são dois vagabundos que andam enganando a todos por aí, roubando as esmolas dos pobres. Por isso, fora daqui!” E não nos deixar entrar no convento e fazer com que fiquemos na neve, na chuva e com frio e fome até de noite: então, se suportarmos tudo isso com alegria, sem nos perturbarmos e sem murmurarmos contra ele e até pensarmos humildemente que o porteiro nos reconheceu e nos falou aquilo tudo com a permissão de Deus: aí, sim, irmão Leão, escreve que nisto está a perfeita alegria!”

“Depois de tudo isso, irmão Leão, se continuarmos a bater na porta e ele sair do convento furioso e nos expulsar falando-nos muitas injúrias e nos der bofetadas dizendo: “Fora daqui, seus ladrões vis, aqui ninguém lhes dará comida nem cama”. Se nós suportarmos tudo isso com paciência e alegria e de bom coração, escreve, irmão Leão, nisso está a perfeita alegria!”"

“E ainda uma vez, por causa da fome e do frio, batermos e chamarmos e pedirmos por amor de Deus com muitas lágrimas que nos abre a porta e, se ele mais escandalizado nos chamar de vagabundos importunos e disser que nos pagará como merecemos e sair com um bastão nodoso na mão e nos agarrar pelo capuz e nos atirar ao chão e nos arrastar pela neve e nos bater muito; se suportarmos todas estas coisas com paciência e alegria, pensando em tudo o que Cristo bendito sofreu por nós; escreve, irmão Leão, que nisso está a perfeita alegria e ouve, pois, a conclusão: acima de todas as graças e de todos os dons do Espírito Santo, os quais Cristo sempre concede aos seus amigos, está o dom de conseguir vencer-se a si mesmo e, de boa vontade, suportar todas as injúrias e desprezos, lembrando sempre que todos os dons vêm de Deus, como nos diz o Apóstolo: “Que tens tu que não o haja recebido de Deus? E se recebeste dele, porque te glorias?”. Mas, irmão Leão, nós podemos nos gloriar na cruz da tribulação de cada aflição, porque isto sim é nosso!


domingo, 2 de outubro de 2011

Oh como é grande o padre!

"Se compreendêssemos bem o que um padre é sobre a terra, morreríamos: não de susto, mas de amor. [...] Sem o padre, a Morte e a Paixão de Nosso Senhor não teria servido para nada. É o padre que continua a obra da Redenção sobre a terra [...]. Que aproveitaria termos uma casa cheia de ouro, se não houvesse ninguém para nos abrir a porta? O padre possui a chave dos tesouros celestes: é ele que abre a porta; é o ecônomo do bom Deus; o administrador dos seus bens [...]Oh como é grande o padre! [...] Se lhe fosse dado compreender-se a si mesmo, morreria. [...] Deus obedece-lhe: ele pronuncia duas palavras e, à sua voz, Nosso Senhor desce do Céu e encerra- Se numa pequena hóstia."


São João Maria Vianney

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ter fé

"Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser."

Santo Agostinho

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jesus, Lírio perfumado

"Jesus, sou Teu santuário vivo, 
Que os maus não podem profonar.
Fica em meu coração. Não é ele um canteiro
Cujas flores todas querem se voltar para Ti?
Mas, se Tu Te afastas, ó branco Lírio dos Vales,
Tu o sabes, minhas flores logo murcharão.
Meu Bem-Amado,
Jesus, Lírio perfumado, 
Floresce sempre em mim."



Santa Teresinha do Menino Jesus

domingo, 25 de setembro de 2011

Excesso de amor

"Compreende-se que o Filho de Deus, levado por Seu amor ao homem, tenha-Se feito homem como ele, pois era natural que o Criador tivesse interesse na reparação da obra saída de Suas mãos. Que, por um excesso de amor, o Homem-Deus morresse sobre a Cruz, compreende-se também. Mas o que já não se compreende, aquilo que espanta os débeis na Fé e escandaliza os incrédulos, é que Jesus Cristo glorioso e triunfante, depois de ter terminado Sua missão na terra, queira ainda permanecer conosco, num estado mais humilhante e aniquilado do que em Belém e no Calvário"


São Pedro Julião Eymard

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Exigências de Deus


"O Senhor, se exige alguma coisa da alma, dá-lhe a possibilidade de executá-la e, pela graça, torna-a capaz de realizar o que dela exige. E, assim, ainda que a alma seja a mais miserável, pode, por ordem do Senhor empreender coisas que ultrapassam o seu entendimento. O sinal, pelo qual se pode conhecer que o Senhor está com essa alma, é que nela se manifesta esse poder e essa força de Deus que a torna corajosa e valente."

Santa Faustina

domingo, 11 de setembro de 2011

Silêncio

"Quando somos incompreendidas e julgadas de modo desfavorável, de que serve defender-se, explicar-se? Laguermos mão, não digamos nada; é tão doce não dizer nada, deixar-se julgar seja como for!...

Ó bem-aventurado silêncio, que dá tanta paz à alma!"

Santa Teresinha do Menino Jesus

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Encontrar

"Ó Senhor, Deus meu! Quem te buscará com amor tão puro e singelo que deixe de te encontrar, conforme o desejo de sua vontade, se és tu o primeiro a mostrar-te e a sair ao encontro daqueles que te desejam?"


                               São João da Cruz

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vocação

"Uma vez que entendemos e abraçamos nossa vocação devemos responder ao chamado da melhor maneira possível." 




(Santa Gianna Beretta)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As orações de Maria

“As orações de Maria  junto a  Deus  têm mais poder junto da Majestade divina que as preces e intercessão de todos os anjos e santos do Céu e da Terra”.


                                     Santo Agostinho

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cada Mulher

”Cada mulher seja uma cópia da Mãe de Deus, seja uma esposa de Cristo, seja uma apóstola do Coração Divino. Todas, então, corresponderão plenamente à sua vocação feminina, independentemente das circunstâncias e das atividades exteriores nas quais realizam as tarefas desenvolvidas”.


(Santa Teresa Benedita da Cruz)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Águia Eterna - Santa Teresinha

"Tu ainda permaneces no vale de lágrimas, oculto sob a aparência de uma hóstia branca... Águia Eterna, queres alimentar-me com tua divina substância, a mim, ser pobre e pequeno, que voltaria ao nada se teu divino olhar deixasse de me dar vida a cada instante... Ó Jesus! deixa-me no excesso da minha gratidão, deixa-me dizer-te que teu amor alcança até a loucura...
Como queres que, diante dessa loucura, meu coração deixe de se jogar em teus braços?"


Santa Teresinha do Menino Jesus

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A nossa salvação está em rezar

“Deus não nega a ninguém a graça da oração, com a qual se obtém a ajuda para vencer toda concupiscência e toda tentação. E digo, replico e replicarei sempre, durante toda a minha vida, que toda a nossa salvação está em rezar”.


Santo Afonso Maria de Ligório

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Não se cansa de esperar

"O Bom Deus me fez compreender que existem almas que sua misericórdia não se cansa de esperar..."


Santa Teresinha do Menino Jesus

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Noite Escura

Em uma noite escura
De amor em vivas ânsias inflamada
Oh! Ditosa aventura!
Saí sem ser notada,
Estando já minha casa sossegada.
Na escuridão, segura,
Pela secreta escada, disfarçada,
Oh! Ditosa aventura!
Na escuridão, velada,
Estando já minha casa sossegada.
Em noite tão ditosa,
E num segredo em que ninguém me via,
Nem eu olhava coisa alguma,
Sem outra luz nem guia
Além da que no coração me ardia.
Essa luz me guiava,
Com mais clareza que a do meio-dia
Aonde me esperava
Quem eu bem conhecia,
Em lugar onde ninguém aparecia.
Oh! noite, que me guiaste,
Oh! noite, amável mais do que a alvorada
Oh! noite, que juntaste
Amado com amada,
Amada, já no amado transformada!
Em meu peito florido
Que, inteiro, para ele só guardava,
Quedou-se adormecido,
E eu, terna o regalava,
E dos cedros o leque o refrescava.
Da ameia a brisa amena,
Quando eu os seus cabelos afagava,
Com sua mão serena
Em meu colo soprava,
E meus sentidos todos transportava.
Esquecida, quedei-me,
O rosto reclinado sobre o Amado;
Tudo cessou. Deixei-me,
Largando meu cuidado,
Por entre as açucenas olvidado.
Poema de São João da Cruz

quinta-feira, 7 de julho de 2011

"O sacerdote, que celebra fielmente a Missa segundo as normas litúrgicas, e a comunidade, que às mesmas adere, demonstram de modo silencioso mas expressivo o seu amor à Igreja. "


                                           Papa João Paulo II

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Reconhecer

“Se não reconhecemos o que Deus nos dá, nunca nos sentiremos estimulados amá-Lo”.
Santa Teresa D'Avila

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Santa Missa e Martírio

"O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens." 

Santo Tomás de Aquino

terça-feira, 21 de junho de 2011

“O afeto e o apego da alma à criatura a torna semelhante a esta mesma criatura. Quanto maior a afeição, maior a identidade e semelhança, porque é próprio do amor fazer o que ama semelhante ao amado. (...) Assim, o que ama a criatura desce ao mesmo nível que ela, e desce, de algum modo, ainda mais baixo, porque o amor não somente iguala, mas ainda submete o amante ao objeto de seu amor.
Deste modo, quando a alma ama alguma coisa fora de Deus, torna-se incapaz de se transformar nele e de se unir a ele.”

São João da Cruz

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A alegria dos Cristãos neste tempo litúrgico

"Como os grãos de trigo se unem para formar o pão, os cristãos se reúnem para constituir a Igreja, que já não chora o retorno do Ressuscitado para o céu, mas canta a alegria de sua permanência entre nós, no pão e no vinho transubstanciados em seu Corpo e Sangue."

D. Geraldo Majella Agnelo
(Liturgia Diária, mês de Junho de 2011)


(Obs.:  Essa frase não é de um santo canonizado, como se propõe o blog, mas não deixa de ser um "perfume" maravilhoso de um homem que busca a santidade."

terça-feira, 24 de maio de 2011

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Duas Malas

“Vou-me devagarinho para a eternidade... Vou com duas malas: uma contém os meus pecados; a outra, bem mais pesada, contém os méritos infinitos de Jesus Cristo. Quando eu comparecer diante do Tribunal de Deus, cobrirei a minha mala feia com os méritos de Nossa Senhora. Depois abrirei a outra e apresentarei os méritos de Jesus Cristo. Direi ao Pai: ‘Agora julgai o que vedes’. Estou segura de que não serei rejeitada! Então me voltarei para São Pedro e lhe direi: ‘Pode fechar a porta porque eu fico!”
Santa Bakhita

segunda-feira, 9 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Palavras

Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão.

Madre Teresa de Calcuta

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Puro Amor

"O mais leve movimento de uma alma animada de puro amor é mais proveitoso à Igreja do que todas as demais obras reunidas."

São João da Cruz

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Maria

´´Mas como podereis vós,óh Maria,deixar de socorrer os infelizes,se vós sois a rainha da misericórdia``

São Bernardo

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Face de Cristo

"Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranqüila a tua alma."
Santo Antônio de Pádua

terça-feira, 26 de abril de 2011

A vida passa tão depressa

A vida passa tão depressa que, francamente, é melhor possuir uma belíssima coroa com um pouco de sofrimento do que ter uma ordinária sem sofrimento!

Santa Teresinha do Menino Jesus

Teresa

Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher; com a graça de Deus, uma fortaleza; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência.

Santa Teresa D'Avila

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Flor primaveril que o dono do jardim recolhe para seu prazer

Flor primaveril que o dono do jardim recolhe para seu prazer. Somos todos flores plantadas nesta terra que Deus colhe no tempo apropriado, por vezes mais cedo, outras vezes mais tarde. Uma é a rosa avermelhada, outra o lírio virginal e outra é a humilde violeta.  Tratemos de agradar, conforme o perfume ou o aspecto que nos foram dados, ao soberano Senhor e Mestre.

Feliz morte, não é? Morte desejada, que conduz à vida. Segundo todas as probabilidades terei a cabeça cortada: desonra gloriosa da qual o céu será o prêmio.  Veja então teu irmão, com a auréola dos mártires coroando-lhe a cabeça, a palma dos que triunfam levantada nas mãos! Mais um pouco e minha alma deixará a Terra, findará seu exílio, terminará seu combate. Subo ao céu, alcançando a pátria, ganharei a vitória. Entrarei nessa residência dos eleitos, vendo as belezas que o olho do homem nunca viu, ouvindo as harmonias que o ouvido nunca escutou, desfrutando das delícias que o coração jamais provou.

O homem propõe e Deus dispõe’. A vida e a morte estão em Suas mãos; se Ele nos dá a vida, vivamos para Ele; se nos dá a morte, morramos para Ele

São Teófano Vénard
Teófano – cujo nome significa “manifestação de Deus – foi muito admirado por Santa Teresinha do Menino Jesus, que em meio aos sofrimentos da doença que lhe precedeu a morte teve o consolo de receber uma estampa e uma relíquia do missionário mártir.

Escute essa historiazinha bem risível

Escute essa historiazinha bem risível; Um dia, depois da minha tomada de hábito, Ir. S. Vicente de Paulo me vê na sala de Nossa mãe e exclama: "Oh! que ar de prosperidade! Está forte essa moça! Está gorda!"
Eu ia indo embora muito humilhada com o elogio, quando Ir. Madalena me deteve em frente a cozinha e disse: "Mas o que acontece com você, minha pobre Ir. Teresinha do Menino Jesus! Você está emagrecendo a olhos vistos! Se continuar assim, com essa cara que faz estremecer, não seguirá a regra por muito tempo!"
Eu estava espantada por ouvir, uma após outra, apreciações tão contrárias.
A partir dessa ocasião, nunca mais dei a menor importância à opinião das pessoas; e essa impressão cresceu em mim de tal maneira que, agora, as censuras, os elogios, tudo passa por mim sem deixar a mais leve marca.

Santa Teresinha do Menino Jesus.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Jovens

“Vós sois jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor são tão grandes a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens”.


Papa João Paulo II

Para poder amar é preciso....

"Não tenho nada que acrescentar à mensagem que Jesus nos transmitiu. Para poder amar, é preciso ter um coração puro e é preciso rezar. O fruto da oração é o aprofundamento da fé. O fruto da fé é o amor. E o fruto do amor é o serviço ao próximo. Isso nos conduz à paz."

Madre Teresa de Calcutá

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Meu Canto de Hoje

"Minha vida é um instante, um rápido segundo,
Um dia só que passa e amanhã estará ausente;
Só tenho, para amar-Te, ó meu Deus, neste mundo,
O momento presente!...

Como Te amo, Jesus! Por Ti minha alma anseia;
Sejas meu doce apoio por um dia somente.
Reina em meu coração: Teu sorriso incendeia
Agora, no presente!

Que me importa Senhor, se no futuro há sombra?
Rezar pelo amanhã? Minha alma não consente!
Guarda o meu coração puro! Cobre-me com Tua sombra
Agora, no presente.

Se penso no amanhã, temo ser inconstante,
Vejo nascer em meu coração a tristeza e o enfado.
Eu quero, Deus meu, o sofrimento, a prova torturante
Agora, no presente.

Devo ver-Te em breve na praia eterna,
Ó Piloto Divino, cuja mão me conduz.
Sobre as vagas em fúria, guia minha navizinha
Agora, no presente.

Ah! Deixa-me Senhor, em tua Face esconder-me
Para não ouvir o mundo a clamar futilmente
Dá-me Teu amor, conserva-me Tua graça
Agora, no presente.

Junto ao Teu Coração divino, esqueço o que se passa,
Não temo mais a noite em ameaça.
Dá-me em Teu Coração, Jesus, um lugar
Agora, no presente.

Pão vivo, Pão do Céu, divina Eucaristia,
Ó mistério sagrado! Que o Amor produziu...
Vem morar no meu coração, minha branca Hóstia,
Agora, no presente.

Digna-Te unir-me a Ti, Vinhedo Consagrado,
Para que meu ramo assim, com frutos, se apresente
E eu vou Te oferecer algum cacho dourado, Senhor,
Agora, no presente.

Esse cacho de amor, cujo os grãos são as almas...
Só tenho para formá-lo este dia que foge.
Ah! Dá-me, Jesus, de um Apóstolo o ardor,
Agora, no presente.

Virgem Imaculada, tu és minha Doce Estrela.
Que me dás Jesus e a Ele me unes;
Deixa-me, terna Mãe, repousar sob teu véu
Agora, no presente.

Anjo da minha guarda, cobre-me com tuas asas,
Clareia com teus fogos a estrada que sigo;
Vem dirigir meus passos e auxiliar-me, te peço.
Agora, no presente.

Quero ver-Te sem véu, Senhor! Sem nuvem,
sua, ainda exilada, longe de Ti, languesço.
Não me escondas, meu Deus, Tua amável Face
Agora, no presente.

Já voarei ao céu para que aí profira
Meus louvores a Ti, no dia sem poente,
Quando, então, cantarei em angélica lira
O Eterno presente!!!!"

Santa Teresinha do Menino Jesus
(Poema completo)